4.
Hipnose Clínica
A hipnose clínica ou hipnoterapia é uma técnica comprovada cientificamente, tendo sido praticada por médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde, não se tratando de uma "Terapia Alternativa" mas uma "Técnica Psicológica Orientada Psicoterapêuticamente", estando devidamente regulamentada na Divisão 30 da American Psychological Association (a maior Sociedade de Psicologia da América) e acreditada como Psicoterapia pela European Association for Psychotherapy (Associação Europeia de Psicoterapia) - sendo estas duas associações de maior referência a nível mundial, regulando a primeira a prática de psicologia nos E.U.A. e a segunda a prática de psicoterapia em toda a Europa.
A hipnose recorre a um estado focado de consciência que permite aceder à sabedoria interior, isto é ao material inconsciente que habitualmente não está acessível à mente. Esse mesmo estado pode ser suscitado em todas as pessoas e ser vivido de maneiras diferentes, sendo utilizado enquanto uma técnica terapêutica auxiliar que através de relaxamento e imagética ajuda a acalmar a mente e a reorganizar os materiais cognitivos e emocionais que compõem a pessoa que se é.
Em estado hipnótico, uma pessoa:
- Não perde a consciência
- Não está a dormir
- Não perde o controlo
A hipnoterapia compreende um conjunto de técnicas commumente praticadas e estudadas empiricamente, com especial enfoque na Reestruturação Vivencial e Cognitiva (conhecida popularmente como Regressão), bem como nas modalidades Cognitivas, Dinâmicas (Hipnoanálise) e Transpessoais.
Magritte - Doors
